top of page

Design Educacional

 

 

 

Na disciplina de Design Educacional fomos convidados a compreender a diferença entre os diferentes tipos de Design Educacional, que fundamentam os cursos na modalidade de Educação a Distância.

 

O Design Educacional ou Instrucional 

 

"[...] é um amplo campo que envolve e para o qual convergem diferentes disciplinas. Ele pode ser visto como uma atividade, como um processo ou entendido em termos dos seus resultados tangíveis. Ele pode ser visto como uma função de gestão de projetos, como atividade projetual, como atividade conceitual, ou ainda como um fenômeno cultural”. (Fontoura,2004, p.88).

 

 

Desse modo, fica evidente  que área de design educacional não se limita apenas ao tratamento, publicação e entrega de conteúdo, mas incorpora a análise, planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso, seguindo o modelo de ADDIE: Analysis (Análise), Development (Desenvolvimento), Implementation (Implantação), Evaluation (Avaliação) (DIAS, RODRIGUES, RODRIGUES, 2014)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A partir disso, na disciplina verificamos que existem três tipos de Design: o Fixo, o Aberto e o Contextualizado

 

Fixo:

 

A principal característica desse modelo é a separação completa entre as fases de concepção (design) e execução (implementação) presentes no modelo de ADDIE. No design fixo, as interações dos alunos com os conteúdos ocorre após sua publicação, não havendo alterações durante a fase de implementação. Com relação às interações entre os agentes do curso, essas configuram-se como mecânicas, onde muitas vezes não há a participação de um educador durante sua execução, sendo propício a educação de massa (DIAS, RODRIGUES, RODRIGUES, 2014).

 

 

Aberto:

 

 

Cursos que possuem atividades mais dinâmicas, organização mais flexível e construção do conhecimento de forma colaborativa, aproximando-se da natureza da aprendizagem possuem um modelo de design instrucional denominado de “aberto”. (DIAS, RODRIGUES, RODRIGUES, 2014).

 


Contextualizado:

 

no design contextualizado, as fases de design e desenvolvimento são mais rápidas e menos detalhadas, enquanto as de implementação e avaliação são mais longas, prevendo a possibilidades de adaptação durante a execução da situação didática. Neste modelo de design, a interação entre alunos, tutores e educador é muito valorizada, já que ele reconhece a necessidade de mudanças durante a execução, o que será possível com a constante comunicação entre os envolvidos. (DIAS, RODRIGUES, RODRIGUES, 2014).

 

 

Ao término da disciplina fomos convidados a sistematizar conteúdo, apresentados e discutido, durante a disciplina por meio de uma Pecha Kucha.

 

A Pecha Kucha é um formato de apresentação sucinta, por meio de audio e imagens. Desse modo, em grupo foi elaborado uma pecha kucha sobre Educação a Distância e os tipos de Design.

 

 

Para ver e ouvir a Pecha Kucha elaborada, clique aqui

 

 

 

 

Além disso, com o objetivo de articular os conhecimentos construídos na especialização com a prática pedagógica, uma atividade relacionada a Pecha Kucha foi solicitada aos alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Itajubá.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para ter acesso ao trabalho desenvolvimento pelos alunos, clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referencias:

 

DIAS, L.RODRIGUES, L.RODRIGUES, P.A.A.; Analisando o modelo de Design Instrucional de um cuso de pós-graduação oferecido na modalidade a Distância.  XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD.2014. 

 

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson, 2008.

 

FILATRO, A. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007. 

 

bottom of page